Como funciona aquecedor solar para piscina? | Loja Beluga

Como funciona aquecedor solar para piscina?

Publicado: 15/05/2019


Investir em um aquecedor solar para a piscina é uma boa alternativa para quem quer aproveitar ao máximo a piscina de casa independente do clima. Com ele é possível ter uma piscina quentinha e pronta para a diversão mesmo nos dias mais frios. Descubra como funciona o aquecedor solar para piscinas e saiba como aproveitar ao máximo seus momentos de lazer:


Qual a diferença entre o aquecedor solar para piscina e o aquecedor convencional?


Apesar de parecidos eles não são iguais. No sistema de aquecimento convencional é essencial a presença de um reservatório chamado boiler para manter a água aquecida pelas placas armazenada e pronta para uso, já no sistema solar para piscinas, a própria piscina funciona como reservatório.


Como funciona o sistema de aquecimento solar para piscinas?


Esse sistema leva a água da piscina até as placas coletoras de radiação solar, devolvendo-as depois numa temperatura bem mais alta. A água chega até as placas expostas ao sol através de mangueiras, que perpassam as mesmas. Essas placas são feitas de polipropileno ou borracha de EPDM na maioria das vezes - e sempre em cores escuras, para absorver melhor a radiação solar.


Basicamente, a água é bombeada para dentro dos coletores, transmitindo a ela o calor captado do sol e, então, aquecendo-a. Esses coletores geralmente são instalados em telhados ou lajes, na direção norte, garantindo uma melhor exposição solar. Desde que sigam a inclinação e direção adequadas, as placas coletoras também podem ser instaladas próximas ao chão. Para isso, o ideal é que a instalação seja realizada por uma empresa especializada no ramo, garantindo que o aquecedor funcione corretamente.


Uma vez que a piscina estiver aquecida, a motobomba para circular a água é desligada e as placas são drenadas automaticamente, para que o sistema só funcione repondo a energia perdida durante o dia ou noite. Para minimizar a perda de temperatura, principalmente durante a noite, é importante também usar uma capa térmica para cobrir a piscina.


O desempenho vai variar de acordo com a condição ensolarada do tempo e, por isso, costuma-se instalar um sistema auxiliar para dar conta em dias nublados ou chuvosos. Bombas de troca de calor ou aquecedores a gás, por exemplo, garantem o aquecimento da piscina quando a radiação estiver baixa.


E quais as vantagens do sistema de aquecimento solar para piscinas?


Além de ter uma piscina na temperatura certa durante o ano inteiro, o sistema de aquecimento solar ainda tem outras vantagens, como:

  • Economia de luz elétrica, já que utiliza a energia do sol;

  • Preservação ambiental, já que a energia solar é ecológica e sustentável;

  • O aquecedor solar para piscina pode ser instalado em piscinas de qualquer tipo de material (fibra de vidro, concreto armado, alvenaria, vinil)


Como você pode ver, ter um aquecedor solar para piscina traz muitas vantagens para você e sua família. Não descuide com a instalação e manutenção do sistema e vocês poderão desfrutar da água quentinha o ano inteiro.

Voltar